currículo

english version

version en français

___________________________________________________________________________________________

Fabiano Sobreira é arquiteto e urbanista, graduado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE-1996) .  Arquiteto – Analista Legislativo da Câmara dos Deputados desde 2004, onde coordena a Seção de Acessibilidade e Planejamento Sustentável. Professor e pesquisador do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Brasília. Sócio do escritório MGS – Macedo, Gomes & Sobreira, co-fundador da ONG Movimento Preservar e idealizador e editor do portal e revista eletrônica concursosdeprojeto.org .

Doutor em Desenvolvimento Urbano (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano) pela UFPE e University College London (Centre for Advanced Spatial Analysis) em 2002. A Tese de Doutorado trata da complexidade e da fragmentação espacial urbana, com enfoque no estudo comparativo sobre a morfologia das favelas.

Pós-doutorado na École d’Architecture – Université de Montréal (2008-2009), com pesquisa realizada no Laboratoire d’etude de l’architecture Potentielle (LEAP) sobre Concursos de Arquitetura e Sustentabilidade.

Tem artigos publicados sobre o Projeto de Arquitetura, Desenvolvimento Urbano e Favelas, Desenho Inclusivo e Universal, Arquitetura Sustentável e Concursos (veja a seção publicações para mais detalhes).

É autor/organizador (em conjunto com Danilo Matoso Macedo) do livro Forma Estática, Forma Estética, ensaios de Joaquim Cardozo sobre Arquitetura e Engenharia.

Além das atividades acadêmicas, obteve premiações em Arquitetura. Integra a equipe que em 2005 venceu o concurso para a Sede da Fundação Habitacional do Exército em Brasilia. Obteve o primeiro prêmio na categoria Obra Construída – Paisagismo e Interiores, na Bienal Internacional de Arquitetura de Brasília, em 2006, com o projeto do Espaço Lúdico para a Escola Classe 304 N na mesma cidade. Participou da equipe premiada em 3ºlugar no Concurso para a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.

Atuou na auditoria de gestão de obras e políticas públicas no Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco de 1991 a 2004. Ensinou no Departamento de Arquitetura da UFPE entre 1999 e 2000 e foi professor e coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade ESUDA (Recife-PE) entre 2002 e 2004.